O Centro de Pesquisa Oncológica (CEPON), da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC), realizou a primeira cirurgia de nefrectomia parcial, que corresponde à retirada de tumor do rim sem a remoção total do órgão, por meio de videolaparoscopia com resolução 4K e fluorescência com indocianina verde (ICG).
Essa tecnologia ajuda o cirurgião a garantir a completa interrupção temporária do fluxo de sangue para o rim enquanto o tumor é removido. Depois de finalizada a retirada do tumor e liberado o retorno do sangue para o rim, a fluorescência verde permite verificar que todas as partes restantes do rim recuperaram o correto fluxo sanguíneo.
O CEPON é o primeiro hospital do SUS em Santa Catarina com torre de vídeo em 4k para cirurgia.
O instrumento cirúrgico de última geração permite mais qualidade no tratamento. No CEPON, o paciente é entendido como peça central do cuidado.
Com o uso de ICG, a equipe do urologista do CEPON, Dr. Rodrigo Lolli, realizou a primeira cirurgia de nefrectomia parcial. Ele fala sobre o câncer de rim e sobre esta técnica minimamente invasiva:
SONORA
O post Cepon realiza cirurgia minimamente invasiva inédita de retirada de tumor apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.