Deputados federais apresentaram um projeto de lei (PL), nesta segunda-feira (6/5), que propõe a destinação de 50% do Fundo Especial de Financiamento de Campanha para financiar ações emergenciais no Rio Grande do Sul.
Segundo a Defesa Civil gaúcha, mais de 870 mil pessoas e 364 municípios foram afetados pelas chuvas intensas dos últimos dias. O governo do Rio Grande do Sul, neste momento, tem focado os esforços para o resgate de pessoas atingidas pelos temporais, e ainda não realizou um balanço total dos prejuízos deixados.
Segundo o texto dos deputados, 50% do valor destinado para financiar as campanhas eleitorais municipais seriam atribuídos para recuperar infraestruturas danificadas, garantir o fornecimento de água potável, energia e outras necessidades urgentes da população gaúcha. A estimativa dos parlamentares é a indicação de R$ 2,45 bilhões aos municípios do Rio Grande do Sul.
Confira os deputados autores da proposta:
Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL/SP)
Bibo Nunes (PL/RS)
Daniel Trzeciak (PSDB/RS)
Nikolas Ferreira (PL/MG)
Franciane Bayer (REPUBLIC/RS)
Adriana Ventura (NOVO/SP)
Sargento Fahur (PSD/PR)
Rosangela Moro (UNIÃO/SP)
Marcel van Hattem (NOVO/RS)
Delegado Paulo Bilynskyj (PL/SP)
Coronel Meira (PL/PE)
Carla Zambelli (PL/SP)
Filipe Barros (PL/PR)
Mauricio Marcon (PODE/RS)
Alfredo Gaspar (UNIÃO/AL)
Adilson Barroso (PL/SP)
Pastor Eurico (PL/PE)
Coronel Chrisóstomo (PL/RO)
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), esteve nesse domingo (5/5) no Rio Grande do Sul para acompanhar a situação das cidades atingidas. Lira destacou que o Congresso Nacional irá tomar medidas legislativas necessárias para garantir o apoio ao estado.
Nesta segunda-feira (6/5), Lira irá se reunir com os líderes partidários para discutir ações para ajuda aos municípios gaúchos.
Fonte: Metrópoles
Foto: EPA-EFE/REX/SHUTTERSTOCK