Sete municípios de Santa Catarina decretaram situação de emergência devido as fortes chuvas que atingiram o Estado no último fim de semana. Os dados estão no relatório emitido na manhã desta quinta-feira (16) pela Diretoria de Gestão de Desastres da SDC (Secretaria da Proteção e Defesa Civil).
Conforme a Defesa Civil, 13 municípios registraram ocorrências no Sul e Extremo Sul do Estado. Segundo o relatório, são cerca de 421 pessoas desalojadas e 162 desabrigadas.
Vale ressaltar que a Defesa Civil ainda emitiu um alerta de risco para temporais, com chuvas intensas e volumosas a partir de quinta até o sábado (18).
O risco ainda é alto para ressacas e ventos intensos relacionados a um ciclone extratropical em alto mar.
Quais municípios decretaram situação de emergência?
Araranguá;
Passo de Torres;
Sombrio;
São João do Sul;
Balneário Gaivota;
Jacinto Machado;
Maracajá.
Além deles, a Defesa Civil ainda aponta que o município de Praia Grande possui um decreto de situação de emergência devido a eventos anteriores de chuvas fortes e alagamentos.
O órgão aponta que foram enviados itens de assistência humanitária para Araranguá e São João do Sul, com cerca de R$ 131 milhões. Foram enviados colchões de solteiro e casal, cestas básicas, água potável, kit higiene, kit limpeza e kit de acomodação solteiro e casal.
Fonte: ND +