O governador Jorginho Mello (PL), enviou na tarde desta quinta-feira (16), cerca de R$ 130 mil em ajuda humanitária para os municípios afetados pelas chuvas em SC. Segundo a Defesa Civil, o estado já conta com sete cidades em situação emergencial por conta do alto volume de chuvas.
Conforme o último relatório emitido pela Diretoria de Gestão de Desastres da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), na manhã de hoje, 13 municípios registraram ocorrências de tempestades nas regiões Sul e Extremo Sul do estado – locais mais afetados pelas chuvas.
De acordo com o relatório, 421 pessoas estão desalojadas e outras 162 desabrigadas. O departamento de monitoramento da Defesa Civil aponta ainda que a previsão para este final de semana seja de chuvas intensas e volumosas no estado.
O governador Jorginho Mello publicou no X (antigo Twitter) uma postagem dizendo que já havia enviado ajuda humanitária aos municípios atingidos pelas chuvas em SC e afirmou que as equipes do Governo estão em alerta para qualquer emergência.
7 municípios foram afetados pelas chuvas em SC
Passo de Torres: As intensas chuvas na região resultaram em alagamentos na cidade e o Rio Mampituba transbordou, afetando os bairros Arraial, Sanga da Madeira, Costa do Rio e região das praias.
Sombrio: Alagamentos deixaram 19 desabrigados. Um abrigo foi aberto no Salão Paroquial do Centro. Houve um rompimento na estrada que mantém a água da Sombrio Saneamento – o que deixou a cidade sem água.
Araranguá: O Rio Araranguá atingiu 2,50 metros e transbordou da comporta e alagou os bairros Barranca e Baixadinha. Famílias foram levadas para abrigo público.
Jacinto Machado: Alagamentos no município deixaram pelo menos quatro pessoas desalojadas e uma desabrigada. Uma residência foi parcialmente arrastada pelas águas. Um abrigo foi montado no Centro de Convivência da terceira idade.
São João do Sul: 10 comunidades estão isoladas e 16 vias foram interditadas na região. As aulas estão suspensas. 55 residências foram atingidas.
Forquilhinha: Chuvas intensas causadas pela frente fria provocaram alagamentos na cidade. As chuvas afetaram a mobilidade nas vias públicas. Nova Iorque foi o local mais atingido pelas chuvas. O Rio Sangão aumentou seu nível e inundou algumas ruas. Por segurança, famílias começaram a ser retiradas de suas residências.
Balneário Rincão: Alagamentos atingiram cinco residências. Os locais mais afetados foram Avenida Central, ruas do Centro, ruas do bairro Zona Sul, Barra Velha, Pedreiras, Trevo da Zona Sul.
Fonte: NDmais
Foto: Divulgação/Defesa Civil de Meleiro