Trabalhadores de 59 municípios do Rio Grande do Sul afetados pelas fortes chuvas já podem fazer a solicitação de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na modalidade Calamidade. A Caixa Econômica Federal anunciou que não há mais um intervalo mínimo de 12 meses entre o último e o novo saque na modalidade Calamidade para os residentes nos municípios habilitados.
O Saque-Calamidade está disponível para trabalhadores residentes em áreas afetadas por desastres naturais, conforme indicado pelas secretarias municipais de Defesa Civil. É necessário que o trabalhador tenha saldo na conta do FGTS para acessar o recurso, sendo o valor máximo de retirada de R$ 6.220 por conta vinculada, limitado ao saldo disponível.
A Caixa divulgou, nesta quinta-feira (16), mais 17 municípios gaúchos atingidos por enchentes nos quais pode ser solicitado o Saque-Calamidade do FGTS. Os trabalhadores de 59 cidades podem fazer a solicitação pelo aplicativo FGTS, sem precisar comparecer a uma agência física.
Até 6 de agosto deste ano, trabalhadores de dois municípios – Canoas e Maratá – poderão solicitar à Caixa a retirada do dinheiro. O pedido de saque poderá ser feito até 12 de agosto por trabalhadores de mais 15 municípios: Bento Gonçalves; Cachoeirinha; Capela de Santana; Faxinal do Soturno; Forquetinha; Guaporé; Lagoão; Passo do Sobrado; Rio Pardo; Roca Sales; Santiago; São Jerônimo; Sapiranga; Taquari e Teutônia. O período de saque já está aberto em 42 municípios.
Fonte: SCC10.