Um assunto muito comentado no segmento de saúde é o sedentarismo. Essa situação, significa que a pessoa não pratica qualquer tipo de atividade física regularmente, além de permanecer muito tempo sentado e não ter disposição para realizar atividades simples do dia-a-dia, o que tem influência direta na saúde e bem-estar da pessoa e aumenta o risco de doenças.
Sobre este assunto, vamos compreender a opinião do Educador Físico Alemão, da Vip Training Personal & Fitness.
Click – Alemão, em sua opinião, qual é o principal motivo responsável para se manter uma vida sedentária?
Acredito que o maior responsável pelo sedentarismo seja a falta de tempo. Convido os leitores a fazerem uma breve reflexão de como estão gerenciando o seu tempo, desde a hora que acorda até o momento que vai dormir.
É importante dar uma olhada em seu aparelho celular, o tempo que é utilizado nas redes sociais diariamente.
Se por acaso você tem um desses sintomas: cansaço excessivo, falta de força muscular, dor nas articulações, acumulo de gordura, aumento excessivo de peso e roncos durante a apneia do sono, ligue o alerta pois são sintomas de várias doenças que podem estar associadas ao sedentarismo.
Vamos propor algumas mudanças na sua rotina?
Qual período dia que você está mais alerta?
Se sua resposta por pela manhã, já pensou em acordar uma hora antes e fazer alguma atividade física por 30 minutos?
Se sua resposta for a noite, pense em tirar essa mesma meia hora e talvez caminhar ou pedalar com algum membro da família.
Independente da sua disponibilidade de tempo, hábitos mais saudáveis precisam fazer parte do seu dia. Procure começar com 150 minutos semanais, mas se proponha a fazer alguma atividade que ainda não tenha feito. Diante de tantas opções certamente irá achar uma que te fará bem.