Augusto Gawski, um idoso, de 87 anos, cuida sozinho de uma horta comunitária há 40 anos, desde que se aposentou, no bairro Andreatta, em São Miguel do Oeste.
No local são cultivadas diversas variedades de verduras, como alface-crespa, alface-americana, agrião, chicória, beterraba, cenoura, temperos, um pouco de tudo como conta o aposentado, vendidas a R$ 1,00 o pé de salada. Diariamente ele cuida, limpa e arranca ervas daninhas. O idoso comenta que recentemente comprou uma capinadeira para facilitar o trabalho nos canteiros devido à idade. A entrevista e o vídeo publicado nas redes sociais foram feitos pelo jornalista Ricardo Souza. Em um momento, o repórter comenta sobre o frio que estava no dia da gravação e que mesmo assim, Augusto estava trabalhando. O aposentado respondeu que só não cuida da horta em dias de chuva para preservar a saúde. Mesmo assim, quando não está presente, as pessoas vão procurá-lo em casa para retirar hortaliças e verduras.
Augusto divide o tempo entre o cultivo e a família
Natural de Casca no Rio Grande do Sul, cresceu no estado gaúcho e trabalhou desde cedo na agricultura com os 11 irmãos. Ele foi funcionário da prefeitura de São Miguel do Oeste, onde plantava árvores e limpava os canteiros. O idoso foi morar na cidade em 1967 e assumiu os cuidados da horta, que foi fundada por Luiz Basso. Casado há 63 anos, com 17 netos e 18 bisnetos, conta que divide o tempo entre os canteiros e a família e também conta o segredo de estar casado há tanto tempo:
“A gente se respeita, se cuida. Minha esposa é muito bem-querida para mim. Nossas decisões são sempre tomadas em conjunto”.
Augusto comenta que a valorização da família foi herdada do pai, que o aconselhou a cuidar da esposa, dos filhos e pagar as contas sempre em dia.
Além de cuidar da horta, Augusto também tem outros trabalhos na comunidade no bairro Andreatta. Ele fundou uma igreja, um clube de mães, de idosos, uma escola e incentivou o esporte, fazendo parte da diretoria.
Fonte: SCC10.