Às 15h desta quinta-feira (30), o nível das águas do Lago Guaíba atingiu 3,77 metros, conforme registrado pela estação de medição instalada emergencialmente na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre. O nível ainda se encontra 17 centímetros acima da nova cota de inundação, atualizada na terça-feira (28) pelo governo do Rio Grande do Sul, que passou a ser de 3,6 metros.
Limpeza
Após a redução gradual das águas na capital gaúcha nos últimos dias, a prefeitura de Porto Alegre realizou nesta quinta-feira (30) a limpeza em 28 locais da cidade onde o nível das águas baixou.
Desde o início dos trabalhos de limpeza, em 6 de maio, nos pontos de resgate, até a noite de quarta-feira (29), mais de 17,7 mil toneladas de resíduos, como restos de móveis danificados, foram removidas das ruas. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos aguarda ainda o recuo das águas em áreas inundadas para iniciar o serviço nessas localidades.
Cerca de 800 garis das seções Centro, Extremo-Sul, Norte, Sul e Leste estão envolvidos na limpeza dos bairros mais impactados pela cheia do Guaíba, à medida que o nível das águas diminui em cada região. Eles contam com o apoio de mais de 250 equipamentos, incluindo caminhões e retroescavadeiras.
Descarte
Para descartar resíduos pós-enchente, moradores e empresas podem utilizar os chamados pontos bota-espera, áreas próximas das regiões inundadas, onde o departamento de limpeza urbana recolhe os materiais. Posteriormente, esses resíduos são encaminhados para o aterro de Gravataí. Os pontos bota-espera estão localizados na Avenida Loureiro da Silva, ao lado da Receita Federal (nº 678); ao lado do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), nº 104, ambos no centro histórico de Porto Alegre; e na Avenida da Serraria, nº 2.517.
Fonte: SCC10.