Em Uganda, uma mulher de 70 anos deu à luz a gêmeos. Segundo informações da BBC News, ela é a mulher mais velha a ser tornar mãe na África. A gravidez ocorreu após um tratamento de fertilização in vitro.
O caso de Safina Namukwaya aconteceu em novembro de 2023, mas ganhou as redes este ano. A mulher de 70 anos deu à luz no dia 29 de novembro, a um menino e uma menina, por parto cesária, no Centro Médico de Fertilidade. Para a mídia da cidade, Safina contou que o nascimento dos filhos gêmeos foi um verdade milagre. Além disso, relatou que a gravidez não foi fácil, pois seu companheiro a abandonou quando soube que iria ser pais de gêmeos.
Ainda conforme a BBC News, este é o segundo parto da mulher em três anos. Ela deu à luz uma menina em 2020. Ela falou que quis engravidar depois de ser ridicularizada por não ter filhos.
Fertilização In Vitro o que é?
De acordo com a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (ASBRA), a Fertilização In Vitro é uma das técnicas de Reprodução Assistida (RA) mais conhecidas. Como diz o próprio nome, o procedimento consiste em realizar o encontro do óvulo com o espermatozoide (a fertilização) em ambiente laboratorial, formando embriões que serão cultivados e transferidos ao útero da mulher. Todo o processo da FIV consiste em quatro etapas distintas: a Estimulação Ovariana, a Coleta dos Gametas (óvulos e espermatozoides), a Fertilização dos Gametas e Cultivo dos Embriões no Laboratório, além da Transferência dos Embriões para o útero da paciente.
Fonte: SCC10.