O governador Jorginho Mello apresentou nesta segunda, 10, ao ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a proposta de Parceria Público Privada que poderá viabilizar a obra de alargamento e aprofundamento da Baía da Babitonga, no Norte catarinense.
Inédito no Brasil, o modelo que envolve o Governo de Santa Catarina, o Porto de São Francisco do Sul e o Porto Itapoá precisa ser aprovado pelo órgão federal e também necessita de licenças ambientais do Ibama.
A obra será custeada pelo Porto Itapoá, que terá o investimento devolvido com desconto nas tarifas portuárias.
O aprofundamento e alargamento do canal externo que dá acesso aos Portos de São Francisco do Sul e de Itapoá vai permitir a navegação de embarcações de até 366 metros de comprimento. Hoje, o complexo portuário recebe navios com até 310 metros de comprimento.
De acordo com o governador Jorginho Mello, a melhoria vai refletir na competitividade de Santa Catarina, beneficiando toda a cadeia produtiva do estado:
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Para o secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, o modelo inovador de investimento tira os custos do Estado e pode ser replicado por todo o Brasil:
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