O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) celebrou em suas redes sociais na segunda-feira, 10 de junho, a vitória da direita nas eleições para o Parlamento Europeu.
“A Europa se cansou da esquerda, de países sem fronteiras, da agenda 2030, ESG, descarbonização, ideologia de gênero, libertinagens… Os valores da família, respeito à propriedade privada, legítimo direito à defesa, liberdade de expressão… falaram mais alto no momento certo’, escreveu o ex-chefe do Executivo.
Bolsonaro então falou sobre as eleições presidenciais nos Estados Unidos este ano e no Brasil em 2026, afirmando que são os próximos ‘nessa grande corrente do bem’.
“Estados Unidos com Trump em novembro/ 2024 e Brasil em 2026 serão os próximos nessa grande corrente do bem”, finalizou.
Outro que comemorou o resultado da direita na Europa foi o deputado federal Nikolas Ferreira (PL), que comentou em repost de vídeo onde a população francesa comemora o êxito nas eleições parlamentares.
“Nós vamos tomar de volta nosso país também.” declarou Nikolas ferreira.
A reação se deu após o presidente da França, Emmanuel Macron, anunciar a dissolução da Assembleia Nacional e convocar novas eleições para os dias 30 de junho e 7 de julho.
A medida foi tomada após a aliança de Macron, liderada pelo partido de centro-direita Renascimento, sofrer uma derrota significativa nas eleições para o Parlamento Europeu frente ao partido de extrema-direita Reagrupamento Nacional.
Em um pronunciamento televisionado, Macron expressou sua preocupação com o crescimento da extrema-direita.
“A ascensão de nacionalistas e demagogos é um perigo não só para nossa nação, mas também para a Europa e para o lugar da França na Europa e no mundo”, declarou o presidente francês.
Fonte: Portal de Prefeitura