O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL) surpreendeu os catarinenses nesta quinta-feira (20) ao anunciar que Florianópolis não será mais a capital do estado. A mudança, no entanto, é temporária e simbólica, visando celebrar o lançamento da estação inverno com destaque para a serra catarinense.
Durante os próximos três dias, a capital catarinense será transferida para a região serrana, como parte de uma iniciativa para promover o turismo de inverno do estado. Em publicação nas redes sociais, o governador explicou que a ação visa fortalecer a segurança, melhorar a infraestrutura e aumentar a visibilidade da serra catarinense tanto nacionalmente quanto internacionalmente.
“Com a estação inverno, vamos mostrar pra todos que não tem lugar melhor para curtir o frio do que a serra catarinense”, escreveu o perfil de Jorginho na publicação.
O que é o Estação Inverno?
Para celebrar o inverno, o Governo do Estado de Santa Catarina preparou uma programação de eventos e entregas na Serra Catarinense, o Estação Inverno, entre os dias 20 e 23 de junho. O objetivo é destacar o potencial turístico e cultural da região, além de anunciar investimentos importantes para os moradores e visitantes.
“Estamos indo pra Serra e de lá vou despachar as ações de governo e fazer entregas e anúncios importantes para toda a região. Vou estar com os secretários durante quatro dias, percorrendo os municípios da Amures para acompanhar o início da Estação Inverno. Temos ações sendo feitas em diferentes áreas como reforço na segurança pública, no saneamento básico e na energia elétrica para potencializar e trazer novos investimentos para os moradores e turistas. Santa Catarina também sabe receber bem no inverno. Temos o frio, pousadas, vinhos, queijos, maçã e muitos outros produtos locais e precisamos mostrar ainda mais tudo isso para o Brasil e para o mundo”, destacou o governador Jorginho Mello.
O governador começou a agenda na quinta-feira, 20, com visita às cidades de Bom Jardim da Serra e Urupema. O roteiro continua na sexta-feira, 21, em Lages, com o lançamento do Programa Energia Boa da Celesc, às 10h, na Associação Empresarial de Lages (ACIL). À tarde, será inaugurada usina fotovoltaica da Celesc. À noite, haverá a apresentação da Estação Inverno na vinícola Villa Francioni em São Joaquim, para divulgar as potencialidades da Serra a jornalistas e demais convidados. No sábado, 22, o governador entrega equipamentos de agricultura em São Joaquim.