A Polícia Militar registrou duas ocorrências de estelionato nesta quinta-feira, dia 27, nos municípios de Itapiranga e Barra Bonita, no Oeste catarinense. As vítimas registraram boletim de ocorrência por golpe no pagamento da documentação veicular.
Em Itapiranga, a vítima relatou ter procurado o site do Detran na internet, para realizar o pagamento do imposto veicular com desconto. Através do site, foi gerado o valor de R$ 790 para que o morador pagasse, através de Pix. Após isso, percebeu que havia caído em um golpe, devido às taxas ainda estarem em aberto.
O outro caso ocorreu em Barra Bonita, quando a vítima também fez a pesquisa na internet e foi direcionada para um site. Nesse sistema, ele colocou os dados do veículo, como placa e Renavam, e o valor do licenciamento e IPVA apareceu para pagamento, através de Qr-code.
Após realizar o pagamento, o proprietário notou que as taxas ainda não haviam sido pagas, percebendo que teria caído em um golpe.
A Polícia Militar informou que o Detran ainda não disponibiliza o pagamento através de Pix para documentação veicular. Além disso, informa que a cota única do IPVA não tem desconto.