As dezesseis Associações de Moradores do Complexo da Maré entregaram, no dia 25 de outubro, uma carta com demandas da região a representantes da Presidência da República que participaram de uma conversa no Rio de Janeiro, em 25 de outubro, para ouvir os moradores da favela. A Maré recentemente foi palco de uma megaoperação de segurança do governo estadual e federal.
A carta foi entregue durante evento na Fiocruz, cuja sede fica próxima à Maré, com representantes da Presidência da República e de todos os ministérios do governo federal. Os moradores pediram principalmente a defesa dos direitos constitucionais dos favelados e a inclusão da comunidade no Novo PAC, lançado pelo governo Lula em agosto deste ano.
A carta pede que o governo federal lance, por meio do Novo PAC, iniciativas voltadas para saúde, habitação, segurança alimentar, educação, mobilidade urbana e sustentabilidade.
Estavam alguns políticos do campo progressista, entre eles, a deputada estadual Renata Souza, que pediu aos representantes do governo federal uma “política de cessar-fogo” na comunidade.
A carta informa que, desde 2016, ocorreram 209 operações policiais na Maré e 139 mortes por intervenção de agentes do Estado.
Fonte: Metrópoles.