Quem viaja pelo Aeroporto Serafim Enoss Bertaso, de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, contará com dez operações diárias de voos comerciais regulares a partir de outubro deste ano. A previsão é do gestor aeroportuário Filipe Dias Gomes.
As companhias estão se preparando para a oferta de novos voos, visto que o movimento de passageiros e aeronaves está em ascensão. A previsão é que mantenha essa dinâmica, de acordo com estatística divulgada pela concessionária Voe Xap, do Grupo Socicam, responsável por administrar o aeroporto.
O gestor informou que a Gol está em tratativas para colocar um pernoite em Chapecó com destino a São Paulo. Outra melhoria operacional reside no pátio de estacionamento que foi ampliado e, agora, dispõe de quatro posições para aeronaves da aviação regular e oito para aviação particular. Essa nova infraestrutura está sendo cadastrada na ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para, então, passar a ser utilizada.
No primeiro quadrimestre deste ano, 193.006 passageiros embarcaram ou desembarcaram no terminal aeroportuário de Chapecó, enquanto o número de operações de pousos e decolagens chegou a 1.616. O crescimento em relação ao movimento do primeiro trimestre de 2022 foi de 21% em usuários e em 14% para os voos.
Essa estatística retrata as operações comerciais regulares – uma média de oito por dia – das companhias Azul, Latam e Gol. Entretanto, no mesmo período, também foram registradas 1.270 operações com aeronaves particulares que transportaram 477 passageiros.
Gomes assinala que a expansão da movimentação do Aeroporto de Chapecó se mantém constante nos últimos anos e deve acelerar em razão da conclusão das obras de ampliação da estação de passageiros e das melhorias do sítio aeroportuário, além dos avanços operacionais e da oferta de novas opções de voos.
No segundo semestre será instalada uma nova esteira de bagagens, monitores com informações dos voos e substituídas as poltronas da sala de embarque.
Desde janeiro as operações do Aeroporto contam com mais segurança e eficiência em face da aprovação do sistema RNP (Required Navigation Performance) pelo Comando da Aeronáutica. A cabeceira 29 da pista passou a operar pousos de aproximação por instrumentos (IFR), mecanismo já instituído na cabeceira 11.
Na prática, o procedimento aperfeiçoou a capacidade operacional do Aeroporto, principalmente sob condições de baixa visibilidade – como nos casos de neblina e chuva –, diminuindo as taxas de cancelamento em cerca de 50%. Até então, os pousos na cabeceira 29 ocorriam apenas por orientação visual, causando restrição em casos de mau tempo.
fonte: ND+