O Aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, voltou a operar na última sexta-feira, dia 18, depois de passar mais de 160 dias fechado por conta das enchentes que atingiram o estado gaúcho em maio deste ano.
Os ministros da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, e de Portos e Aeroportos (MPor), Silvio Costa Filho, chegaram juntos no primeiro voo a aterrissar no aeroporto para a cerimônia oficial de abertura e a estreia da nova pista.
“Nós estamos reabrindo este aeroporto muito antes do que muitas pessoas imaginavam. O recomeço é a demonstração de que, com união, reconstrução, determinação e trabalho, não existe desafio que não possa ser superado”, disse Paulo Pimenta.
Foram disponibilizados cerca de R$ 426 milhões do Governo Federal para que fosse encontrado um equilíbrio contratual para que a Fraport, concessionária responsável pela gestão do aeroporto, fizesse os investimentos necessários na recuperação do local e com a agilidade exigida para que ele voltasse a operar, com segurança, no menor tempo possível.
Retomada
A previsão é de que haja, nesta segunda-feira, dia 21, cerca de 71 voos, entre pousos e decolagens, com uma movimentação de 9 mil passageiros.
Oeste Mais