Com a água baixando em muitas cidades de Santa Catarina, inicia uma nova etapa para a recuperação dos municípios atingidos pelas chuvas e volta à normalidade.
Segundo a secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann, esse é um dos momentos em que começa o trabalho mais difícil da pasta, que é o retorno das famílias para as casas e acompanhamento social.
Em situações de emergência e calamidade, muitas pessoas podem estar abaladas emocionalmente e a equipe de Assistência Social também tem a responsabilidade de identificar as necessidades e fazer a articulação com outros setores, encaminhando, por exemplo, para o atendimento de saúde, entre outros.
O acompanhamento pode ser coletivo ou individual e vai englobar as ações da Proteção Social Básica, que está presente em todos os municípios de Santa Catarina.
A gerente de Alta Complexidade da SAS, Amanda Ramos Luz, explica que em situações de emergência e calamidade, o trabalho é dividido em três etapas: Prevenção e mitigação, resposta e recuperação:
SONORA
O post “Agora começa a etapa de trabalho mais difícil da Assistência” diz secretária da Assistência Social de SC apareceu primeiro em ACN – Agência Catarinense de Notícias.