A polícia entrou em confronto com manifestantes do lado de fora do Congresso da Argentina, em Buenos Aires, nesta quarta-feira (12), enquanto os senadores discutiam o Megaprojeto de Lei proposto pelo presidente Javier Milei.
A CNN flagrou um carro de uma estação de rádio em chamas. Além disso, a Todo Notícias, afiliada da CNN, registrou um segundo veículo queimado e pessoas jogando pedras e garrafas, além de incendiarem lixeiras. Ao menos 14 pessoas foram detidas, conforme informações da Todo Notícias.
As forças de segurança utilizaram um caminhão com canhão d’gua e balas de borracha para tentar dispersar os manifestantes. Até o momento, não há relatos oficiais de feridos, mas jornalistas da CNN testemunharam paramédicos ajudando pessoas machucadas.
Desde cedo, foi possível perceber a tensão entre os manifestantes e os policiais, que chegaram a usar spray de pimenta contra deputados da oposição.
O Megaprojeto de Lei é um grande desafio para a administração de Javier Milei, mas também uma aposta do novo presidente. O projeto concede poderes especiais para Milei governar por decreto em diversas áreas, permite a dissolução de organismos públicos, privatizações de estatais, alterações nas leis trabalhistas e oferece incentivos fiscais para empresas estrangeiras que queiram investir no país.
Apesar disso, Milei teve que fazer várias concessões para que o texto pudesse avançar. O documento já foi aprovado na Câmara e agora está sendo analisado pelos senadores. No entanto, devido às modificações em relação ao texto aprovado na Câmara, será necessário que ele seja analisado novamente pela Câmara se for aprovado no Senado.
🚨AGORA: Tensão do lado de fora do Congresso argentino
Polícia prende terroristas de esquerda que estão lançando bombas e queimando veículos ao redor do congresso para se manifestarem contra a Lei de Bases de Milei; Senadores discutem agora pic.twitter.com/7WxDfUDBfT
— Meio Independente (@meioindep) June 12, 2024