Nos últimos dias, um golpe envolvendo o Nubank, classificado como o quarto maior banco brasileiro pelo Banco Central, tem gerado preocupação entre clientes não só no Brasil, mas também na região do Alto Uruguai Catarinense.
Os golpistas têm adotado a estratégia de se passarem por funcionários do banco digital para ludibriar pessoas e furtar dinheiro de suas contas. A abordagem criminosa ocorre principalmente por meio de ligações telefônicas ou mensagens de texto, nas quais os fraudadores afirmam ser representantes legítimos do Nubank.
A tática utilizada pelos criminosos consiste em informar ao cliente sobre uma suposta compra realizada com o cartão pela internet e solicitar o reconhecimento da transação. Em alguns casos, os golpistas mantêm a ligação em espera, simulando a existência de uma central de relacionamento do banco, aumentando a credibilidade da fraude.
O crime é tão convincente que as vítimas, muitas vezes, não desconfiam e acabam realizando transferências para contas controladas pelos criminosos.
O Nubank divulgou nota nas últimas semanas reforçando que nunca solicita informações confidenciais por telefone.
Fonte: Atual FM