FCF reduz o número de vagas para a Série D distribuídas no Campeonato Catarinense, Estado tem direito a três representantes na quarta divisão do futebol nacional
A temporada do futebol catarinense começa no dia 15 de janeiro e terá mudanças. Além de alterar o formato do Campeonato Catarinense, que havia sido definido em Conselho Técnico, voltando atrás e mantendo as quartas de final, a FCF (Federação Catarinense de Futebol) mudou um artigo que impacta diretamente o JEC e os outros times que lutam por vagas na Série D do Campeonato Brasileiro.
Diferente do que acontecia até então, a partir do próximo ano, o Estadual dará apenas duas vagas para a Série D de 2026. Em 2025, os três representantes catarinenses na quarta divisão nacional conquistaram as vagas via Catarinense. São eles: JEC, Marcílio Dias e Barra.
Com a alteração, apenas duas equipes garantirão vaga para 2026. Dos 12 times que disputam o Catarinense, sete brigam, agora, por duas vagas.
Santa Catarina tem, por direito, três vagas e a tendência é que a última seja preenchida na Copa Santa Catarina. Atualmente, o campeão da “Copinha” garante vaga na Copa do Brasil e a expectativa é que, com a mudança, o campeão escolha se fica com a Copa do Brasil ou Série D. Assim, o vice ficaria com a outra competição.
No entanto, a FCF ainda não confirmou formalmente como definirá seu terceiro representante.
Ndmais