Criciúma recebe atletas de nove países para 2ª edição do Chess Open, competição internacional de xadrez. O evento ocorre de 12 a 18 de janeiro e marca o início do circuito de torneios do esporte no Brasil para a temporada de 2024. A cerimônia de abertura será dia 12 de janeiro, às 18h30, na Acic (Associação Empresarial de Criciúma).
Representantes do xadrez de nove países
O torneio deve reunir atletas de nove países, entre eles, Argentina, Bolívia, Brasil, Cuba, Israel, Itália, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Além de representantes de diversos estados brasileiros, como Santa Catarina, Goiás, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.
“Este é o segundo ano consecutivo que realizaremos o evento. Iniciamos 2024 com tudo, abrindo a agenda de competições que promete muito para o esporte criciumense. Fica o convite para que o público acompanhe”, ressalta o presidente da FME de Criciúma, Martinho Mrotskoki Neto.
Sobre o Criciúma Chess Open
O Criciúma Chess Open será dividido em duas categorias: A1700, destinada a jogadores profissionais com classificação acima de 1700 pontos; e a categoria Sub 1800, dedicada a jogadores amadores com menos de 1800 pontos de rating FIDE.
A competição proporciona aos atletas a oportunidade de competir em um ambiente de alta qualidade e será um meio para movimentação de Rating junto à Fide (Federação Internacional de Xadrez) e CBX (Confederação Brasileira de Xadrez), possibilitando a obtenção de Normas de Xadrez como WGM, MI e WMI. Serão nove rodadas, com ritmo de 1 hora e 30 minutos + 30 segundos de acréscimo por lance para cada jogador.
Turismo e competições
Os participantes do campeonato terão a chance de explorar a rica cultura, história e os pontos turísticos de Criciúma. Durante a semana, serão organizadas visitas guiadas ao Parque Astronômico Albert Einstein, ao Mirante e à Mina Modelo. O objetivo é proporcionar aos atletas visitantes uma experiência única.
“Este promete ser um evento memorável, reunindo enxadristas de diferentes partes do mundo. Além de ajudar a promover os potenciais turísticos e culturais de Criciúma e região, o evento possibilitará que os atletas de xadrez atendidos pela FME de Criciúma vivenciem uma competição internacional de altíssimo nível e tenham a oportunidade única de interagir com alguns dos melhores atletas da América Latina”, finaliza o coordenador de Xadrez da FME, Claudionor Alcides Lima Pirola.
Fonte: NDmais
Foto: Divulgação/Decom/ND