A fabricante de bebidas Ambev foi condenada em segunda instância pelo Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo a indenizar em R$ 600 mil um ex-funcionário da fábrica de Jacareí, localizada no interior de São Paulo, que sofria de alcoolismo. O ex-funcionário, Celso Pereira de Faria, ocupava uma vaga de de Pessoa com Deficiência (PCD) por possuir deficiência auditiva.
A decisão se baseia em diversos fundamentos, incluindo dano moral por doença incapacitante, dispensa discriminatória de Pessoa com Deficiência e assédio moral no ambiente de trabalho. O tribunal considerou que a empresa negligenciou a situação do ex-funcionário que lutava contra o alcoolismo.
A sentença destaca que a empresa não apenas foi inativa e omissa ao permitir que o funcionário alcoólatra continuasse a trabalhar próximo aos tanques de cerveja, mas também contribuiu ativamente para o agravamento do vício, como ao premiar o cumprimento de metas com brindes de cerveja e fornecer descontos para a compra de bebidas alcoólicas.
Celso foi demitido em 2018 e entrou com uma ação trabalhista no ano seguinte, alegando que o alcoolismo resultou em depressão grave e outros problemas médicos durante seu tempo de serviço. Em entrevista ao g1, o homem comemorou o resultado judicial, mas contou que ainda sofre muito pelo vício adquirido na empresa. Ele contou que tem dificuldades para dormir e que precisa beber todas as noites para sentir sono.
Fonte:DCM