Um forte temporal atingiu Santa Catarina, em especial a região Oeste na madrugada desta quinta-feira (24). Segundo informações da Epagri/Ciram, a tempestade aconteceu devido a um fenômeno conhecido como ‘Derecho’, que associado a forte instabilidade atmosférica resulta em tempestades. Em São Miguel do Oeste um deslizamento de terra chegou a soterrar animais.
De acordo com o Secretário de Agricultura, Antonio Orso, além dos diversos pontos de alagamento e de quedas de árvores em via pública, a situação mais grave atendida pelo setor, foi registrado na comunidade de Filomena, onde um chiqueiro foi atingido por um deslizamento de terra, feriu e matou diversos animais.
Em Chapecó, diversos pontos de alagamentos foram identificados nos bairros, além de árvores caídas em via pública. A chuva ainda causou estragos em Irati, Bom Jesus do Oeste, Modelo, São Miguel do Oeste, Paraíso, Guaraciaba, Romelândia, Concórdia e Bandeirante.
Em Campos Novos, um caminhão que estava estacionado em um posto de combustíveis, às margens da BR-282 tombou com a força do vento. Além disso, foram registrados destelhamentos, quedas de árvores e postes.
“Um derecho é uma tempestade de vento em linha reta, extensa e de longa duração que está associada a um grupo de fortes tempestades conhecidas como sistemas convectivos de mesoescala e potencialmente rivalizando com as forças de furacão e tornado”.
Fonte: Clic RDC