A uma velocidade de mais de 100 mil km/h, um meteoro foi flagrado passando por pelo menos seis cidades de Santa Catarina: Antônio Carlos, Angelina, Leoberto Leal, Alfredo Wagner, Bom Retiro, Bocaina do Sul, Painel, Lages, Capão Alto e Campo Belo do Sul. O fato aconteceu na quinta-feira (25) às 20h01.
O fenômeno foi flagrado pela câmara Sul da estação de monitoramento de Monte Castelo operada por Jocimar Justino de Souza e confirmado pelo operador Alexandre Moro, responsável por uma estação de monitoramento em Florianópolis.
Os dados obtidos por meio da triangulação das duas estações indicam que o meteoro tornou-se visível sobre o município de Antônio Carlos a uma altitude de cerca de 102 km e desapareceu sobre a cidade de Campo Belo do Sul a 70 km de altitude, percorrendo uma distância de aproximadamente 190 km em apenas 6.4 segundos.
O fato de o fenômeno ter sido registrado quando ainda não havia anoitecido totalmente, resultou em uma imagem muito curiosa, pois ainda era possível observar a luz do dia e o meteoro ao mesmo tempo.
Além dos registros em vídeo feitos pelas estações de monitoramento, a Bramon recebeu via e-mail um relato de uma testemunha ocular afirmando que foi um evento luminoso muito bonito.
Fonte: ND+