As cheias continuam assolando diversas cidades de Santa Catarina e muitas famílias ainda estão tendo que deixar suas casas e se dirigirem para abrigos abertos em vários pontos do estado. Por isso, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) orienta a população do que não esquecer ao deixar sua residência e ir para algum local seguro.
Entre os itens mais importantes estão os documentos pessoais como identidade, CPF, certidão de nascimento, carteira de vacinação das crianças, entre outros. Eles são essenciais para o cadastramento das famílias e encaminhamento de diversos processos no pós-enchente.
Os remédios de uso contínuo também estão entre as coisas que não podem ser esquecidas. Atenção também a quem faz uso de insulina já que ela deve ser armazenada em uma determinada temperatura.
Para que se sintam mais confortáveis e à vontade, a orientação é que os moradores podem levar aos abrigos itens como roupas de cama e cobertas de uso pessoal. Alimentos perecíveis como frutas e verduras que estão na geladeira, também podem ser levados para evitar desperdício.
Os desabrigados não devem esquecer também dos seus animais de estimação e levar para os abrigos caminhas, ração, coleira e correntes, além da carteira de vacinação caso eles possuam.
Caso precise deixar a sua casa, procure levar também as lembranças de valor sentimental, como fotos. Se elas não puderem ser levadas a orientação é que sejam colocadas em sacos plásticos fechados para que não molhem e colocadas no local mais alto da casa.
Repórter: Marcos Cassettari
O post Assistência Social de SC orienta famílias do que não esquecer ao ir para os abrigos apareceu primeiro em ACN – Agência Catarinense de Notícias.