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Assistência Social visita Sul de SC para levantar as necessidades dos migrantes climáticos vindos do Rio Grande do Sul

Foto: Natália Lisboa/SAS

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, dá continuidade ao levantamento das necessidades da população do Rio Grande do Sul que veio para Santa Catarina em função da tragédia climática que atingiu o estado vizinho. Nesta segunda-feira, 27, foi realizado um encontro em Araranguá, com a presença de representantes das três regiões que compõem a macrorregião sul por meio da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) e Associação Municípios Região de Laguna (Amurel).

O objetivo é mapear quantas famílias migraram, se há necessidade de Benefício Eventual, se realmente querem se estabelecer em SC ou se precisam de encaminhamento para o mercado de trabalho, por exemplo. A Assistência Social oferece orientação aos municípios e, nos municípios, os registros das famílias de migrantes climáticos do Rio Grande do Sul ficam concentrados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Além do formulário on-line, a SAS enviará um passo a passo aos municípios e a orientação é de que mesmo que os municípios não identifiquem casos de migração, devem informar essa situação.  

Por enquanto, os relatos mais comuns são de busca pelo Benefício Eventual para alimentação e alguns municípios relataram a necessidade de roupas, utensílios, em especial, de cobertores, documentos e aluguel social. Até o momento, nessa região, não há necessidade de abertura de abrigos porque as famílias vêm para casa de familiares ou amigos.

De acordo com Maria Helena Zimmermann, o Governo do Estado continua empenhado em planejar a melhor forma de atender essas famílias. “Essa proximidade trouxe para nós mais conhecimento técnico das necessidades que os municípios estão passando. Foi uma conversa muito boa em que nos aproximamos mais dos municípios. Pedimos a todos os municípios que atualizem sempre as informações no formulário on-line que enviamos para fazer o levantamento das demandas. Somente assim saberemos da necessidade real para poder avaliar como o Governo do Estado poderá atuar de forma assertiva”, explica. A secretária também lembrou da parceria da SAS com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e com o Sistema Nacional de Emprego (Sine) para encaminhar as famílias ao mercado de trabalho.

Mais informações:
Jornalista: Luciane Lemos.
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: ascom@sas.sc.gov.br

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