Atividades de orientação e prevenção de doenças são realizadas na Praça Frei Bruno

Com o objetivo de conscientizar a sociedade brasileira sobre o valor da saúde e dos cuidados para com ela, ontem (05), foi o dia Nacional da Saúde. Em virtude disso, nesta terça-feira (06), a Secretaria Municipal de Saúde de Xaxim está realizando na Praça Frei Bruno, atividades de orientação e prevenção de doenças.

No local são realizados testes rápidos de hepatites, HIV e sífilis, verificação de pressão arterial, testes glicêmicos, orientações com dentista, nutricionista e médico nutrólogo. Também participam das ações, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Conforme o Secretário de Saúde, Davi Provenzi Machado, a atitude de levar a saúde para um local de fácil acesso das pessoas, como é a praça central, vem contribuindo para a conscientização dos xaxinenses. “Muitas pessoas estão participando das atividades, indicando que estão cientes da importância de cuidar da sua saúde. Caso seja identificada alguma doença a pessoa já recebe a indicação de tratamento. Lembramos que todos esses atendimentos a população tem acesso através das unidades de saúde”, comentou.

Alerta ligado 

Em Xaxim, algumas doenças tiveram um aumento significativo na comparação do primeiro semestre do ano passado com o do ano atual. Tuberculose teve um crescimento de 160%, Toxoplasmose um aumento de 170%, Infecção latente por tuberculose (ILTB) aumentou em 430%,  Hepatite B teve aumento de 193% de casos,  Hepatite C 240% e  HIV subiu os índices em 154%.

 

NOS CONTE O QUE VOCÊ ACHOU
5Gostei0Amei0Haha0Hum0Triste0Raiva

0 Comments

Deixe um comentário