Na manhã desta quinta-feira (03), a Polícia Civil, por meio da Coordenação do Centro de Apoio Operacional de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio (CAOAGRO/PCSC), realizou um encontro técnico com auditores fiscais federais agropecuários da Divisão de Fiscalização e Coerção ao Trânsito e Comércio Irregular junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O grupo, formado pelos auditores fiscais federais agropecuários Marcos Eielson Pinheiro de Sá, Juliana do Amaral Moreira Conforti Vaz e André Luiz Bagolin Palmeira, foi recebido pelo diretor de Polícia da Fronteira e coordenador do CAOAGRO/PCSC, delegado de polícia Fernando Callfass.
Durante o encontro técnico, na sede do CAOAGRO/PCSC, em Chapecó, foram debatidas estratégias de cooperação entre a Polícia Civil de Santa Catarina e o Ministério da Agricultura. Os auditores fiscais agropecuários são responsáveis por analisar cargas de animais e vegetais que entram nas alfândegas. Isso inclui tanto animais vivos e sementes quanto derivados manufaturados de produtos agrícolas e insumos para atividades agropecuárias, como rações e fertilizantes. Eles também são responsáveis por fiscalizar as atividades econômicas diretamente no campo.
Para combater o trânsito e o comércio irregular de animais, vegetais, produtos e insumos agropecuários nas áreas de fronteiras internacionais, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) criou o Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária para Fronteiras Internacionais (VIGIFRONTEIRAS).
Fonte: Ascom Polícia Civil