No dia último domingo (18), no bairro Alvorada em Xaxim, uma mulher foi assassinada em via pública, tendo o autor realizado diversos disparos de armas de fogo. As informações preliminares coletadas imediatamente pela equipe de investigação da Central de Plantão Policial de Xanxerê e pela Polícia Militar apontavam que o autor do crime seria o ex-companheiro da vítima.
Na segunda-feira (19), a Delegacia de Polícia da Comarca da Fronteira de Xaxim, responsável por apurar o caso, instaurou o competente inquérito policial e realizou diversas diligências investigativas, sobretudo a coleta de depoimentos e de imagens, visando elucidar os delitos de “feminicídio” e de descumprimento de medida protetiva, já que a vítima tinha uma medida protetiva em seu favor quando fora assassinada. Na mesma data, a autoridade policial representou pela decretação da prisão preventiva do suspeito.
Por volta das 04h30 desta terça-feira (20), o autor do crime se apresentou voluntariamente ao quartel da Polícia Militar, tendo apontado aos militares o local em que a arma utilizada no crime estava escondida, além de ter confessado a prática do feminicídio.
Em seguida, o investigado, por volta das 8h, foi encaminhado à Central de Plantão Policial de Xanxerê, onde fora autuado pela prática do crime previsto no art. 16, §1º, IV do Estatuto do Desarmamento, afinal, a arma estava com a numeração suprimida.
O Juízo da 2º Vara de Xaxim, em atenção à representação formulada pela autoridade policial, decretou a prisão preventiva do investigado, tendo o mandado sido imediatamente cumprido pela Delegacia de Polícia da Comarca da Fronteira de Xaxim.
Durante a investigação, constatou-se que o motivo do crime fora a não aceitação do término da relação.