Nesta terça-feira, dia 29, dois bombeiros militares de Santa Catarina embarcaram rumo a Osaka, Japão, para participar do curso de Gestão de Saúde em Desastres, voltado para países latino-americanos. Os profissionais, tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira, de Criciúma, e major Nolan Rafael Volkweis, de Xaxim, são os únicos representantes do Brasil no evento, que reúne participantes de oito países e é promovido pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica).
A Jica é um órgão do governo japonês responsável por implementar a Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA), visando apoiar o crescimento e a estabilidade socioeconômica nas nações participantes. Durante o curso, os bombeiros aprenderão sobre o modelo japonês de assistência médica em desastres, conhecido por sua eficácia e organização.
Ao final do programa, os participantes serão incentivados a desenvolver um plano de ação aplicável no Brasil, com o objetivo de promover melhorias e coordenação sustentável entre as instituições envolvidas na gestão de saúde em situações de emergência.
O curso oferece uma oportunidade valiosa para adquirir experiências práticas e teóricas, aprimorando as atividades específicas de cada país na resposta a desastres.
“É uma honra para o CBMSC participar deste curso. É um momento de aprendizado onde levaremos também um pouco da nossa experiência do Brasil, principalmente de Santa Catarina. Essa troca de conhecimentos será fundamental para que, no final do curso, possamos elaborar um plano de ação voltado para o Brasil”, afirmou o tenente-coronel Henrique, comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, médico e presidente da coordenadoria de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) do CBMSC.
A participação dos bombeiros catarinenses reflete o comprometimento do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina em buscar inovações e melhorias na gestão de saúde em desastres, contribuindo para a segurança e bem-estar da população.