Na tarde desta terça-feira, 26 de novembro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou um caminhão com a suspensão modificada e a traseira excessivamente levantada na BR-101, em Joinville, no Norte de Santa Catarina. A alteração no veículo chamou a atenção dos agentes, que constataram que a angulação da suspensão estava três vezes maior do que o limite permitido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A carroceria do caminhão estava a quase dois metros de altura em relação ao chão, o que configurou uma infração grave para o proprietário, que recebeu uma multa de R$ 195,23. De acordo com a PRF, a modificação na suspensão não pôde ser regularizada no local, por isso, o caminhão foi liberado com o compromisso de que o proprietário apresentasse o veículo à PRF novamente, dentro dos padrões de segurança.
A PRF alertou que esse tipo de alteração compromete a segurança do veículo. Modificar a suspensão sobrecarrega vários componentes do caminhão e eleva seu centro de gravidade, o que prejudica a estabilidade do veículo. Isso aumenta consideravelmente o risco de tombamentos, colocando em risco a vida do motorista e de outros usuários das rodovias.
A PRF reforça a importância de seguir as normas estabelecidas pelo CTB para garantir a segurança nas estradas.