O Centro Especializado Teabraço (CET) é referência para o Estado e foi criado para atender crianças com síndromes, transtornos e dificuldades de aprendizagem. Além dos serviços de atendimento educacional especializado, fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia já existentes, agora, o Centro terá o projeto de cinoterapia, que é o uso do cão como terapia.
O projeto será desenvolvido pelos soldados do Corpo de Bombeiros de Xaxim, Diego Fernandes Ferreira e Anderson Miotto, com o cão Lycan. As terapias serão realizadas nas terças-feiras e acontecerão de forma coletiva e individual, conforme a necessidade do aluno.
Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, Capitão Nolan Volkweis, o projeto de cinoterapia é resultado de um estudo de pós-graduação dos soldados e vai avaliar a evolução dos alunos a partir do uso da técnica. É uma ação inédita quanto à educação, pois é comum este trabalho na saúde, como em hospitais. Estamos muito ansiosos e confiantes nos resultados”, afirma o Capitão.
Para a secretária municipal de educação, Isabel Canalle, o projeto será um diferencial no Centro Teabraço. “Agradecemos a disponibilidade dos bombeiros para realizar este trabalho com as crianças. O CET atende 135 crianças e serviços alternativos são ferramentas importantes para o desenvolvimento dos participantes”, informa Isabel.
O lançamento do projeto cinoterapia aconteceu na terça-feira, 09, e contou com a presença alunos, pais, professores, autoridades e da comunidade em geral. O Teabraço está localizado ao lado da Escola Dom Bosco.