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CGE debate em encontro potencial da Ouvidoria como instrumento para aperfeiçoar serviços públicos

O potencial da área de Ouvidoria como instrumento para aperfeiçoar os serviços públicos foi destaque da 8ª Roda de Ouvidoria, promovida pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) nesta quarta-feira, 10 de abril. A edição on-line contou com a participação de mais de 90 servidores, a maioria integrantes da rede de ouvidores do Executivo estadual.

Para falar sobre o tema, a CGE, responsável pela Ouvidoria-Geral, convidou a delegada Marianne Pires Ewerton, ex-ouvidora da Polícia Federal e atual coordenadora de Diálogo Cidadão do órgão. Ela apresentou o case A Ouvidoria como instrumento de gestão da Polícia Federal, premiado no quinto Concurso de Boas Práticas da Rede Nacional de Ouvidorias.

A delegada detalhou a metodologia desenvolvida pela PF para transformar os dados das manifestações em subsídios aos gestores. Para Ewerton, ao investir no foco gerencial, a Ouvidoria deixa de ser uma mera repassadora de pedidos para se transformar numa promotora dos direitos dos usuários de serviços públicos. 

A controladora-geral adjunta, Simone de Souza Becker, falou das ações iniciadas pela CGE para a construção de uma ouvidoria capaz de oferecer informações relevantes aos gestores. No momento, em parceria com os órgãos e entidades do Executivo, a Ouvidoria-Geral está promovendo a recategorização dos assuntos para classificação das manifestações. 

“O Detran foi o primeiro a concluir a recategorização, projeto que está em curso atualmente na Secretaria da Educação e na Polícia Científica. É uma etapa inicial no sentido de promovermos a melhoria da qualidade do serviço público a partir da manifestação do cidadão à Ouvidoria”, afirma Becker. 

A controladora também ressaltou a necessidade de um novo sistema para a gestão das manifestações de ouvidoria. Segundo Becker, o projeto é prioridade para a CGE. Segundo o Ouvidor-Geral Flávio Silvino, um novo sistema é necessário para transformar os dados de ouvidoria em informação gerencial. “A Ouvidoria é a porta-voz do cidadão. Ela tem o poder de catalisar melhorias das entregas do Governo à sociedade”, destacou.

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