Foto: Ricardo Trida/SECOM
Cerca de 500 professores se inscreveram na capacitação para a 6ª edição do Prêmio Honestidade nas Escolas, concurso anual de desenhos promovido pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) em parceria com a Secretaria da Educação (SED).
O curso tem parceria do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc Esag), por meio do Núcleo em Inovações Sociais na Esfera Pública (NISP). O objetivo é capacitar os professores para eles orientarem os alunos.
A aula inaugural foi realizada de forma on-line nesta quarta-feira, 7 de agosto, e contou com abertura do controlador-geral Pedro Waltrick. “Estamos formando cidadãos que vão contribuir para a integridade, uma palavra que sintetiza tudo que há de bom”, destacou.
O primeiro dia da capacitação também contou com a participação do auditor federal Henrique Ziller, atual controlador-geral do Estado de Goiás. Ele ministrou a aula junto com as professoras Joyce Pereira Salão e Gabriela Brito, que atuam no projeto de promoção da cidadania “Estudantes de Atitude”, coordenado pela CGE de Goiás.
A capacitação terá 20 horas, com certificação pela Udesc. O tema do 6º Prêmio Honestidade nas Escolas é “Educando Guardiões: os estudantes como protagonistas cívicos nas escolas”.
“É apaixonante porque as crianças são muito verdadeiras e nas escolas já estão nos perguntando quando vai começar a edição deste ano”, afirmou a diretora de Ensino da SED, Simone Benedet, que representou o secretário Aristides Cimadon.
O encerramento do treinamento será no dia 5 de setembro, também com aula on-line ao vivo. As demais aulas serão gravadas e disponibilizadas na plataforma Moodle Udesc pela equipe do NISP/Udesc Esag. Os professores também receberão uma cartilha para trabalhar com os alunos em sala de aula.
Sobre o Prêmio: O Prêmio Honestidade nas Escolas tem como público-alvo alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede estadual de ensino. O objetivo é despertar a reflexão sobre os valores da integridade e da ética por meio de desenhos, de forma que os alunos sejam agentes de mudança, inspirando o seu entorno. A participação no Prêmio teve evolução significativa no último ano, com 50 mil participantes, crescimento de 66% em relação ao ano anterior.
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