Pergunta foi respondida pelo presidente do Hospital Frei Bruno, Juraci Folle, que esteve presente na sessão virtual da câmara legislativa na noite desta terça-feira (2)
TEXTO: Raphael Spiller e Renan Cesar
Xaxim – Uma pergunta que muitas pessoas se fazem, foi respondida em sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Xaxim.
O questionamento “por que não temos UTI em Xaxim” foi feito pelo vereador Chico Viecelli (PSL) na noite desta terça-feira (2) e prontamente respondida pelo presidente do Hospital Frei Bruno, Juraci Folle, presente na sessão virtual.
De acordo com o presidente da associação hospitalar, o principal entrave não é a criação das UTIs, e sim o custo para a manutenção da mesma.
“Na última reforma que fizemos no hospital, criamos um espaço para 5 leitos de UTI, porém para uma cidade como Xaxim é praticamente inviável manter uma estrutura como esta”, expôs Folle.
Segundo o presidente, a criação dos leitos tem um custo elevado, porém maior ainda é o custo de manutenção.
“Cada leito de UTI custa hoje algo em torno de R$ 300 mil. Porém existe a necessidade de se manter uma equipe específica, com médicos e enfermeiros intensivistas que atuariam especificamente nestes leitos. Ou seja, além do custo de cada leito de UTI, seria necessário cerca de R$ 50 mil por mês para manter cada um destes leitos, o que para uma cidade como a nossa é praticamente inviável”, explicou.
Alternativas
O presidente do Hospital Frei Bruno sugeriu como alternativa a criação de leitos de unidades de terapia semi-intensiva. Porém, explicou que é algo complicado neste período.
“O que poderíamos fazer aqui, é colocar respiradores, e equipamentos para que o hospital tenha leitos semi-intensivos. Porém no momento de pandemia é uma grande dificuldade adquirir os respiradores, pois muitos deles são retidos pelas secretarias estaduais de saúde, devido à grande demanda”, concluiu Juraci Folle.