A chuva que começou a cair em Santa Catarina nesta terça-feira, 8, ganha força a partir da noite desta quarta, 9, com precipitação persistente para todas as regiões do estado.
De acordo com a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, o fenômeno ocorre devido à atuação de um sistema de baixa pressão no Paraguai, combinada com a intensificação da circulação marítima, gerando grandes volumes que vão até a sexta,11.
A central de monitoramento da Defesa Civil do estado alerta que as áreas mais afetadas serão Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Litoral Norte, Litoral Sul e Planalto Sul, onde são esperados acumulados entre 150 mm e 200 mm, podendo ultrapassar esses valores em regiões de encosta.
No Grande Oeste e Planalto Norte, os volumes de chuva devem variar entre 100 mm e 150 mm.
A Defesa Civil de Santa Catarina recomenda que a população acompanhe as atualizações climáticas pelos canais oficiais e siga as orientações de segurança, evitando áreas de risco durante o período de chuvas intensas.
O meteorologista-chefe da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, Felipe Theodorovitz, dá mais detalhes da previsão para as próximas horas no estado:
SONORA
O post Chuva ganha intensidade em Santa Catarina e instabilidade forte atinge quase todo o estado apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.