Passou para três o número de municípios que decretaram emergência em decorrência das chuvas do fim de semana em Santa Catarina.
Além de Rio do Sul, Rio do Oeste e Botuverá decretaram Situação de Emergência (SE), conforme o mais recente Relatório elaborado e emitido pela Diretoria de Gestão de Desastres da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC).
Permanece em 24 a quantidade de municípios que registraram ocorrências relacionadas às chuvas.
Entre os dias 11 e 13 de maio, sete municípios já haviam decretado situação de emergência: Passo de Torres, Sombrio, São João do Sul, Balneário Gaivota, Jacinto Machado, Maracajá e Araranguá.
Atualmente, Rio do Oeste está em reunião com o Grupo de Ações Coordenadas Municipal (GRAC) para avaliar a necessidade de decretar situação de emergência.
Por conta das fortes chuvas, Santa Catarina registra ainda 82 desalojados e 622 desabrigados, o maior número está no município de Rio do Sul, que contabilizou 431 pessoas desabrigadas.
Outros municípios foram bastante afetados, o número de desabrigados nestas regiões são: 73 em Rio do Oeste, 41 em Lontras, 40 em Presidente Getúlio, 27 em Agronômica e 10 em Blumenau.
Até o momento, foram enviados Itens de Assistência Humanitária (IAH) para os municípios de Araranguá, São João do Sul e Rio do Sul, totalizando um valor aproximado de R$184 mil reais.
Os itens enviados foram cestas básicas, água potável, kit higiene, kit limpeza, colchões de solteiro e casal, e kit de acomodação solteiro e casal.
Rio do Sul: alagamentos pontuais, 6 abrigos foram abertos com 431 pessoas. Informações de transbordamento de ribeirão nos bairros Barra do Trombudo, Taboão, Valada São Paulo, Ribeirão do Tigre e Ribeirão Matador.
Houve uma queda de muro no bairro Barragem colocando uma residência em risco, algumas ruas do bairro Canoas com alagamento e o túnel de acesso ao bairro Fundo Canoas está interrompido.
Rio do Oeste: considerando os elevados volumes de chuvas, houve registro de alagamento no centro da cidade com o acesso principal interrompido.
O rio está com 8,55m e a descida das águas é lenta. Há um abrigo com 73 pessoas.
Presidente Getúlio: registro de um abrigo aberto e 39 desalojados e de alagamento no centro.
São João do Sul : pessoas desalojadas: 142 pessoas, comunidades isoladas: 2 (Barrinha, Sanga Danta), pessoas isoladas: 50 vias interditadas: 3.
O gerente de operações da Defesa Civil, cel Aldrin da Silva de Souza, fala sobre a atual situação das cidades:
SONORA
Mais informações em https://estado.sc.gov.br/noticias
O post Chuvas em SC: mais dois municípios decretam emergência por conta das ocorrências no fim de semana apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.