Santa Catarina registrou fortes ventos com quedas de árvores e casas sem energia elétrica nesta quarta-feira (20); tempo só volta a ficar estável no fim de semana
O feriado desta quarta-feira (20) não pôde ser muito bem aproveitado pelos catarinenses devidos às chuvas intensas que atingiram o estado. Segundo a Defesa Civil, as condições para tempestades persistem em Santa Catarina, pelo menos, até o próximo final de semana.
Na Grande Florianópolis e no Litoral Sul, os fortes ventos derrubaram árvores em ruas e casas ao longo desta quarta-feira (20). No Oeste, 6 mil unidades ficaram sem energia após temporal na noite de terça-feira (19).
Chuvas intensas persistem até o fim de semana
Quinta-feira (21)
Nas regiões do Oeste, Meio-Oeste e Sul, deverão ocorrer temporais isolados, mas sem riscos de destelhamentos, danos na rede elétrica e alagamentos
Já nas regiões litorâneas de SC, a circulação marítima cria condições para chuvas intensas e persistentes, especialmente no Litoral Norte e Grande Florianópolis. Por isso, há risco moderado para alagamentos, enxurradas e deslizamentos. O mar seguirá agitado com ondas que podem chegar a três metros.
Sexta-feira (22)
A circulação marítima segue presente no litoral, favorecendo a continuidade das chuvas intensas e persistentes na região. O mar agitado forma ondas de até dois metros e meio. O risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos também segue moderado.
Já nas regiões interioranas as condições para temporais isolados devem permanecer, principalmente entre a tarde e a noite, mas o risco é baixo para destelhamentos, danos na rede elétrica e alagamentos.
Sábado (23) e domingo (24)
A circulação marítima só começa a perder força no sábado. Entretanto, as chuvas intensas continuam presentes no Litoral Norte – especialmente nas áreas próximas à divisa com o Paraná -, mas com menos intensidade no Litoral Sul e na Grande Florianópolis. O risco para alagamentos, enxurradas e deslizamentos diminuem, sendo considerado baixo.
No interior, o tempo volta a ficar mais estável, com sol entre nuvens, mas sem condições para temporais.
No domingo, ainda poderá ocorrer chuvas fracas e isoladas no litoral, mas no decorrer do dia o tempo volta a ficar mais estável e o sol volta a predominar em todo o estado.
Orientações à população em caso de tempestades
O Inmet alerta para que as pessoas tomem cuidado com circulação de energia elétrica durante os temporais. Também é importante permanecer em ambiente seguro e abrigado, evitando exposição às tempestades. Em caso de temporal, é recomendado:
- Desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
- Observar alteração nas encostas;
- Permanecer em local abrigado;
- Proteger pertences da água com sacos plásticos, em caso de inundação ou similares.
Para emergências, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199
ndmais