O ciclone extratropical causou fortes rajadas de vento e deslizamento de terra no Oeste de Santa Catarina, na manhã desta quarta-feira (10). No município de Herval d’Oeste, um deslizamento de terra atingiu uma casa. Já na BR-282, em Xanxerê, houve queda de uma árvore.
O deslizamento foi atendido pelo Corpo de Bombeiros Militar, na rua Santos Dumont, no bairro Nossa Senhora Aparecida. As pessoas não ficaram feridas. Os moradores foram orientados a sair da casa. A Defesa Civil foi acionada para realizar a perícia no local.
Em Chapecó, foram registrados vento de 64,8 km/h, mas nenhum estrago foi registrado pela Defesa Civil. O órgão orienta que os motoristas tenham cuidado no trânsito, pois a pista está molhada e escorregadia.
Em toda Santa Catarina foram registrados fortes ventos e chuva intensa e volumosa, a instabilidade climática ocorre em função do ciclone extratropical que passa pelo Estado. Diversas ocorrências relacionadas à chuva e ao vento foram registradas entre a noite de terça-feira (9) e a madrugada desta quarta.
Como fica o clima
Na região do Extremo-Oeste, Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina os ventos podem variar de 40 a 70 km/h durante está quarta-feira. Em função dos ventos, segue o risco de queda de árvores e galhos, e danos na rede elétrica.
Conforme informações da Efagri/Ciram, o tempo fica instável com chuva volumosa do Meio-Oeste ao Leste do Estado. No decorrer do dia o tempo melhora a partir da região Oeste e as temperaturas devem diminuir.
Situação de emergência
Devido ao Granizo de domingo (7), os municípios de Passos Maia e Abelardo Luz, conforme informações da Defesa Civil, estão no processo para decreto de situação de emergência.
O temporal de granizo atingiu mais de 40 casas, empresas e plantações nos municípios de Abelardo Luz, Passos Maia, São Domingos e Vargeão. Equipes da Defesa Civil apresentaram o levantamento dos danos na região do Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina.
Fonte: ND+