A presença de uma frente fria atuando no Estado favorece um dia com variação de nuvens com possibilidade de pancadas de chuva nesta quinta-feira (27). A passagem de um ciclone extratropical afastado da costa do Estado, conforme o meteorologista Piter Scheuer, não trouxe influências significativas no tempo para o Estado.
Conforme Scheuer, um sistema de baixa pressão atmosférica deve reforçar muitas áreas de instabilidades e com isso trazer chuvas entre a tarde e a noite desta quinta-feira. Ainda, o meteorologista aponta que as chuvas vão se concentrar na região do Oeste catarinense aos Planaltos.
Piter Scheuer também comenta que eventuais temporais não podem ser descartados por causa da condição do tempo. Ainda, na sexta-feira (28), conforme o meteorologista, uma reorganização e formação de uma nova frente fria deve trazer chuvas e temporais localizados nestas regiões.
As temperaturas nesta quinta-feira serão em declínio conforme a Epagri/Ciram. As máximas variam de 15°C a 18°C no Planalto Sul, Litoral, Baixo e Médio Vale, e de 20°C a 25°C nas demais áreas do Estado.
Condição do vento e do mar
Ventos com direção de Sul a Sudeste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais de 35 a 55 km/h, principalmente no Litoral e áreas próximas.
O mar segue pouco agitado a agitado, com ondas de direção Sul a Sudeste e altura de 1,5 a 2 m em todo Litoral catarinense. No Litoral Sul e Grande Florianópolis, os picos de altura das ondas podem chegar aos 2,5 m.
Novo alerta meteorológico
Um novo alerta emitido pela Defesa Civil do Estado aponta que entre às 12h desta quinta-feira e às 18h de sexta-feira, podem ocorrer temporais isolados com chuvas pontualmente intensas, em um curto período de tempo.
O órgão aponta ainda que não se descarta a possibilidade de rajadas de vento intensas, raios e eventual queda de granizo, principalmente entre o Grande Oeste e os planaltos catarinenses.
Ainda, entre a noite de quinta e a madrugada de sexta-feira, as instabilidades se espalham em direção ao Vale do Itajaí e Litoral do Estado. A pasta ressalta que as áreas em amarelo no mapa o risco é moderado para ocorrências como alagamentos, destelhamentos, quedas de galhos e árvores e queda de granizo.
Fonte: ND+