O Sul do Brasil deve sofrer influência de um ciclone extratropical intenso e de grande dimensão que causa impactos em Santa Catarina ao deixar o mar agitado. Segundo o MetSul, o fenômeno atua desde segunda-feira (4) em alto-mar, no Atlântico Sul, na parte Leste da Argentina. Com ele, uma frente fria que avança pela região Sul, trazendo muitas nuvens e chuva, que está associada ao ciclone. O fenômeno se formou nas proximidades das Ilhas Malvinas.
O ciclone consegue impulsionar ar mais frio de latitudes altas para as latitudes médias, segundo o MetSul. O ciclone deve deixar o mar agitado nos litorais do Sul e do Sudeste do Brasil.
Mar agitado na costa de Santa Catarina
A Defesa Civil de Santa Catarina (DC emitiu um boletim de atenção marítima entre essa terça-feira (05) e a quarta-feira (06). O mar fica agitado e HÁ risco de ressaca entre a passagem de uma frente fria pelo sul do Brasil, que provoca a virada e a intensificação de vento de direção sul sudeste.
Segundo o órgão, essa condição deixa o mar muito agitado no Litoral Sul, com alturas entre 2,5 m e 3,0 m, e agitado na Grande Florianópolis, com alturas entre 2,0 m e 2,5 m. No Litoral Norte o mar fica pouco agitado, com ondas variando entre 1,5 m a 2,0 m.
O risco é alto nas áreas em laranja e moderado nas áreas em amarelo do mapa para ocorrências associadas à agitação marítima, como erosão costeira e perigo para atividades de pesca e esportes náuticos.
Fonte: SCC10