Nos próximos dias, a tendência é de que as chuvas não atrapalhem significativamente os trabalhos de campo nas regiões onde a colheita de soja ainda está sendo realizada. Pelo menos por enquanto, já que há a possibilidade de formação de um ciclone extratropical que, em poucos dias, pode gerar volumes de até 150 mm de chuva.
Na região Norte, especialmente na faixa leste do Pará, são esperados para os próximos dias volumes mais elevados de chuva, atingindo até 80 mm, o que pode causar transtornos temporários nas atividades agrícolas.
Já na Bahia, a perspectiva é de que o tempo mais seco não prejudique os trabalhos, com chuvas mal distribuídas e volumes abaixo de 30 mm.
No Centro-Oeste, por sua vez, as chuvas continuam em Mato Grosso e Goiás, mantendo o solo com boa umidade. A novidade é a chegada de chuvas a Mato Grosso do Sul, que podem causar alguns transtornos, mas com volumes em torno de 50 mm.
Na região Sudeste, a concentração das chuvas ocorre principalmente em São Paulo e no sul de Minas Gerais.
As áreas do Sul permanecem com tempo firme, favorecendo as atividades agrícolas. A previsão ali é de chuvas bem distribuídas, com volumes abaixo de 40 mm.
Ciclone pode vir por aí
No entanto, é importante destacar que na próxima semana há a possibilidade de ocorrência de um sistema de baixa pressão que pode formar um ciclone extratropical próximo ao estado do Rio Grande do Sul.
Os volumes de chuva podem somar 100 ou até 150 mm em poucos dias, o que tem potencial causar atrasos nas atividades no campo.
Fonte: Canal Rural