O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) confirmou a formação de um ciclone extratropical, que se desloca da Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul. O fenômeno deve atingir Santa Catarina nas próximas horas.
O fenômeno trará ventos de até 100 km/h e tempestades, afetando principalmente a região Oeste do estado. A previsão é que o tempo severo dure pelo menos até quinta-feira (24), com a intensificação das condições climáticas adversas.
O ciclone extratropical será impulsionado pela interação de diferentes sistemas meteorológicos, incluindo áreas de instabilidade e uma frente fria. Rajadas de vento e chuvas intensas devem começar a se manifestar já na noite desta quarta-feira (23) no Rio Grande do Sul.
O fenômeno deve se estender para Santa Catarina entre a tarde e a noite de quinta-feira (24). A previsão aponta ventos entre 50 e 70 km/h, com algumas rajadas atingindo até 100 km/h, especialmente nas áreas mais ao Oeste do estado.
Porém, nesta quarta-feira (23), o estado catarinense já deve contar com temporais isolados com chuva pontualmente intensa, segundo a Defesa Civil de Santa Catarina. Rajadas de ventos e acumulados de chuvas podem ocorrer em um curto período de tempo em algumas regiões do estado.
Com as temperaturas elevadas durante o dia (que chegaram a 30° em algumas regiões) antes das chuvas, o clima fica propício para condições de temporais com raios, além do risco de queda de granizo em algumas regiões.
ND Mais