A Polícia Militar Ambiental de Caçador (SC) localizou e autuou um proprietário que mantinha criação de javalis ilegalmente no interior do município de Calmon (SC). A ação, conjunta com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) foi realizada após uma denúncia anônima.
Segundo os agentes, o responsável pelo confinamento confirmou a denúncia e mostrou a localização onde os animais eram mantidos. Ao todo, cinco javalis foram aprendidos e destinados ao abate sanitário.
Em nota, a Polícia Militar Ambiental destacou que a criação de javalis e suas cruzas (javaporcos) são proibidas pela legislação. O dono da propriedade, não identificado pelos policiais, não possuía licenças para criação dos animais exóticos invasores, que apresentam riscos para agricultura e saúde pública.
“De acordo com a Lei nº 18.817, de 26 de dezembro de 2023, que dispõe sobre o controle populacional e o manejo sustentável do javali-europeu (Sus scrofa) em todas as suas formas, linhagens, raças e diferentes graus de cruzamento, permite o controle populacional de javalis, por meio de métodos aprovados por órgão ambiental competente, incluindo caça e armadilhas”, afirmou a corporação nas redes sociais.
Fonte: Canal Rural
Foto: Comando de Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina/Redes Sociais