Ação da DEIC desarticula esquema de venda de veículos clonados em SC e RS
Por Raphael Spiller
Palhoça – Uma ação conjunta entre a Polícia Civil do Rio Grande do Sul e a Polícia Civil de Santa Catarina desarticulou um esquema de venda de carros clonados nos dois Estados.
Nesta terça-feira (3) dois veículos clonados foram apreendidos na Grande Florianópolis. A ação se deu em decorrência de uma ação realizada no Rio grande do Sul no último dia 27, onde outros veículos haviam sido apreendidos. Segundo o delegado Rodrigo Bortolini, durante as diligências foram apreendidos um Honda Civic e uma Fiat Toro, no Bairro Brejaru, em Palhoça. Após perícia preliminar verificou-se que se tratam de veículos roubados na região metropolitana de Porto Alegre.
“Esses carros estavam adulterados com sinais identificadores de veículos semelhantes em circulação em Xaxim e em Araranguá e seus documentos falsificados, pois os dados dos mesmos estavam impressos em formulários furtados de escritório de um despachante em Joinville”, relatou o delegado.
Os veículos e quatro homens do Rio Grande do Sul foram conduzidos à DEIC para formalização dos procedimentos. Um deles foi preso e outros três liberados. Os responsáveis pelo roubo/adulteração foram identificados e são alvo de investigação pela polícia gaúcha.
O esquema
Além de trazer os veículos do Rio Grande do Sul, os envolvidos eram responsáveis por localizar e repassar dados de veículos em circulação em Santa Catarina para que as adulterações pudessem ser realizadas nos veículos semelhantes roubados no Rio Grande do Sul.
Informação equivocada
Ao contrário do que foi divulgado por outros veículos de comunicação, não houve nenhuma apreensão de carros clonados em Xaxim. O que houve de fato, é que o veículo apreendido era clone de um Honda Civic que circula em Xaxim.