Uma cobra caninana de 1,5 metro foi resgatada do jardim de uma casa em Jaraguá do Sul, no Norte catarinense, nesta quinta-feira (27).
Segundo o biólogo Christian Raboch, que atendeu a ocorrência, o animal costumava visitar o local e já era conhecido dos moradores. Nesta quinta, no entanto, a cobra não peçonhenta resolveu se aproximar da casa, no bairro Santa Luzia, e chegou a ficar presa em uma roda do carro da família no caminho.
“Hoje ela quis meio que entrar dentro de casa”, comentou o especialista.
Os moradores acionaram a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) para retirá-la do veículo. Quando o biólogo chegou, o animal já havia saído do carro e foi encontrado dentro de um arbusto, na frente da entrada de casa. Ele foi resgatado e levado a uma área isolada de mata.
“Perguntei se eles queriam que tirasse ela de lá para soltar em outras área, mais longe, e eles optaram pela segurança do bicho, ate para que outras pessoas que moram ali perto não acabassem matando”, explicou.
O que fazer em caso de picada?
Caso seja picado por uma cobra, não se deve amarrar o local. Segundo o biólogo, o torniquete pode aumentar o risco de necrosar o local e resultar até em amputação;
Não se deve cortar o local, fazer perfurações ou sucção;
O local da picada deve ser lavado com água e sabão;
A vítima deve ser levada o mais rápido possível ao hospital;
É importante tentar identificar a serpente (pode ser por foto, se possível) pois isso facilitará para escolha do soro antiofídico a ser aplicado.
Onde ligar
Entre em contato com os Bombeiros (193) ou com a Polícia Ambiental da sua cidade (190);
Em caso de acidente com serpente, entre em contato com o Samu (192), os Bombeiros (193) ou se dirija ao hospital público mais próximo;
Em caso de dúvidas ou orientações sobre procedimentos de primeiros socorros, ligue para o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC), pelo telefone: 0800 643 5252.
Fonte: G1 SC