Dos jardins do Alvorada, presidente diz para estudantes se manterem tranquilos na véspera da prova, que o Brasil precisa de ‘gente competente’ para prosperar e a educação é o caminho
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mandou um recado para os estudantes candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorre neste domingo (5), em todo o país. Em um vídeo gravado neste sábado (4) pela primeira dama Janja da Silva nos jardins do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República em Brasília, o presidente surge de bermuda, camiseta, óculos de sol e chapéu segurando uma jaca, segundo ele, “dura”.
Lula começa a publicação dizendo para que os candidatos não confundirem a fruta com uma uva, caso caia uma questão relacionada a ela na prova. Em seguida, recomenda a eles tranquilidade, que tirem o sábado para “estudar o que falta” – contrariando a orientação de muitos professores, que recomendam apenas o relaxamento na véspera do exame – e não se atrasem para chegar aos locais de prova. Como tradição, os portões serão fechados pontualmente às 13h..
“Amanhã é um dia muito importante na vida de vocês. Vocês precisam hoje se prepararem, não deixar que nada, nada, nada abale o sistema psicológico de vocês. Não briguem com o pai, não briguem com a mãe, com a irmã, com o irmão, não briguem com o primo. Hoje é um dia de muita tranquilidade, de você estudar o que falta estudar porque amanhã você tem que chegar no horário para fazer o Enem”, diz ele.