Santa Catarina abriu 13.074 vagas de emprego com carteira assinada em setembro de 2024. A geração expressiva reflete mais um mês de crescimento em 2024.
No acumulado do ano até agora foram gerados quase 130 mil empregos, segundo melhor resultado do estado desde o início da série histórica, em 2004.
Em relação a setembro do ano passado, o saldo de empregos formais em SC cresceu 9,5%. Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quarta-feira, 30, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Com o resultado de setembro, os dados do Novo CAGED corroboram o bom momento do mercado de trabalho catarinense em 2024. Nacionalmente, SC apresenta a quinta maior geração dentre todos os Estados do país, atrás apenas dos estados mais populosos de SP, MG, PR e RJ.
Em termos relativos, o crescimento do emprego com carteira assinada em SC no ano foi de 5,3%, acima do resultado nacional (4,4%) e o melhor resultado dentre todos os Estados da região Sul e Sudeste do Brasil.
Setorialmente, o aumento de 13 mil novos empregos com carteira em setembro de 2024 foram verificados em todos os grandes setores econômicos, com destaque para os Serviços (+6.317).
Na comparação com setembro do ano passado, o comércio (+2.910) e a indústria (+3.110) também se destacam, com um crescimento relativo de 27% e 114%.
No acumulado dos nove primeiros meses de 2024, dos quase 130 mil empregos em SC, 44,8 mil foram na indústria e 59,5 mil no setor de serviços.
O secretário de Estado do Planejamento de Santa Catarina, Edgard Usuy, ressalta o resultado positivo das ações estratégicas do governo em parceria com o setor produtivo catarinense e os outros órgãos do estado que reflete no crescimento expressivo dos empregos para todos os catarinenses:
SONORA
O post Com desempenho de setembro, Santa Catarina cria 130 mil empregos formais nos primeiros nove meses de 2024 apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.