Conhecida como serpente de duas cabeças, a amphisbaenia não é uma serpente e sequer tem duas cabeças, conta o biólogo Henrique, do canal do Youtube “o Biólogo das Cobras”. Ele mostra uma gravação no qual a espécie aparece em uma casa e assusta uma família. Veja abaixo:
“Olha o tamanho! Nunca vi o modelo (sic). Bota ela na sombra”, afirma o homem que grava o réptil. A espécie é encontrado na América Latina e África.
Henrique destaca que a espécie não é uma serpente e nem lagarto, mas sim forma um grupo próprio. “É chamada de cobra de duas cabeças. Mas também não tem duas cabeças. Como o corpo é grosso, parece que tem duas cabeças”, explica.
A espécie tem o hábito de cavar com a cabeça, que tem um formato triangular que favorece a atividade. Elas constroem verdades túneis e costumam comer o que vê no caminho: inseto, larvas e até frutas – este último não é tão comum, segundo o Henrique.
“Eu trabalho em construção aqui em RJ , sempre quando cavamos buraco em terreno de aréola, achamos muitas dessas. A gente chama de cobra cega , nunca matamos pois é bem tranquila. Não incomoda ninguém só fica dentro da terra”, comentou o internauta Tomas Shakal.
Fonte: ND+