Colleen Hoover é uma escritora nascida no Texas, nos Estados Unidos da América (EUA), que se tornou um fenômeno global, especialmente nas redes sociais e nas listas de mais vendidos do Brasil, dos Estados Unidos e de muitos outros países. Com obras focadas em temas como relacionamentos conturbados, traumas emocionais e questões familiares, Hoover conquistou uma base fiel de leitores que se identificam com seus personagens e enredos.
O primeiro grande sucesso da autora best-seller, “É Assim Que Acaba”, lançado em 2016, viralizou no TikTok, o que atraiu ainda mais leitores fazendo com que não só essa obra, mas outras que já estavam publicadas alcançassem as primeiras posições nas listas de vendas. O sucesso foi tanto que em 2024 o livro chegou às telas de cinema, com um filme protagonizado por Blake Lively, Justin Baldoni e Brandon Sklenar.
Vida pessoal e carreira de Colleen Hoover
Casada desde 2000, ela e o marido tem três filhos. Collen só começou a carreira de autora em 2012, com o lançamento de Métrica (Slammed), seu primeiro livro. Inicialmente, ela autopublicava suas obras na Amazon, mas com o sucesso, ela passou a trabalhar com grandes editoras e lançar as obras de forma física e digital.
Desde 2014, Colleen e a família possuem a The Bookworm Box, uma livraria beneficente e utilizada para eventos de autógrafos. A Bookworm Box organiza uma sessão de autógrafos (Book Bonanza) todos os anos, que reúne mais de 200 autores, bem como um leilão anual para arrecadar fundos para doação de alimentos e para auxiliar outras instituições de caridade nos EUA. Até o momento já foram doados mais de US$ 1.000.000.
Hoje, Hoover possui quase 30 títulos publicados nas categorias de romance contemporâneo New Adult e Young Adult, bem como thriller psicológico, e suas histórias já venderam mais de 20 milhões de cópias nos Estados Unidos da Améria, além de serem extremamente populares em outros países, como o Brasil, onde os livros “É Assim que Acaba”, “É assim que começa” e “Verity”, ocupam a lista de mais vendidos há semanas.
Polêmicas
Ao longo da carreira, a escritora, que faz aniversário no dia 11 de dezembro, foi alvo de críticas e “cancelamentos”, após leitores afirmarem que ela romantizava relacionamentos abusivos nos livros e também por tentar lucrar com temas tão sensíveis. Essa polêmica ficou mais forte em 2023, após Hoover anunciar o lançamento de um livro de colorir inspirado e uma coleção de esmaltes de “É Assim que Acaba”, obra que retrata violência doméstica.
Prêmios de Colleen Hoover
Em 2015, o romance de Colleen “Confesse” ganhou o Goodreads Choice Award de Melhor Romance. Isso foi seguido em 2016 com “É Assim que acaba” também ganhando o Choice Award de Melhor Romance. Em 2017, o livro “As mil partes do meu coração” ganhou o prêmio de melhor romance.
Seu romance “Confesse” foi filmado como uma série pela Awestruck e está disponível no Prime Video via Amazon e iTunes. Katie Leclerc e Ryan Cooper estrelam a série.
NSC